sexta-feira, 6 de março de 2009

CÔNEGO PEDRO DE SOUZA LEÃO


Cônego Pedro de Souza Leão, filho de Pedro de Souza Leão e de Minervina de Souza Leão, nasceu no dia 8 de janeiro de 1917, na propriedade Canas, distrito de Nossa Senhora do Ó, Município de Ipojuca – PE. E faleceu no dia 20 de Maio de 1991.

Ingressou no Seminário de Olinda no dia 3 de março de 1936 e ordenou-se sacerdote no dia 1° de Novembro de 1947, sendo oficiante o Exmo.sr. Arcebispo Dom Miguel de Lima Valverde.

Celebrou sua primeira missa solene, no dia 8 de dezembro daquele mesmo ano, na Igreja de Nossa Senhora do Ó de Ipojuca. No dia 5 de janeiro de 1948 foi empossado Vigário Cooperador de Vitória de Santo Antão e nomeado capelão do Colégio N. S. da Graça.

Assumiu a Paróquia de N. S. da Glória, em Glória do Goitá, em 1949. Nessa Paróquia desempenhou missão sacerdotal como Vigário até o dia 25 de julho de 1959, eleito prefeito do Município da Glória do Goitá de 1959 á 1962. Tendo realizado, nesse período três importantes construções: A Igreja Matriz, a Escola Paroquial de Menores e o Ginásio Dom Miguel de Lima Valverde. Em janeiro de 1962, mais uma vez foi nomeado capelão do Colégio N. S. da Graça. Em agosto de 1962 assumiu o cargo de Diretor da Construção do Seminário Regional do Nordeste, a convite do Exmo.sr. Arcebispo Dom Carlos Coelho.

No dia 30 de maio de 1964, assumiu o cargo de diretor do Instituto Profissional de Pacas, uma organização em prol à recuperação do menor, e que ocupou até o dia 30 1971, a convite do Exmo.sr. Governador do Estado Paulo Pessoa Guerra.

No dia 8 de Setembro de 1971, foi nomeado pároco de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, onde construiu a Matriz de N. S. de Lourdes, em 7 de outubro de 1973.

9 comentários:

  1. Paulo Wilson de Sá Barreto6 de julho de 2010 às 21:59

    Tudo o que eu consegui ser na vida, sem dúvida alguma, devo a este grande brasileiro e pernambucano! Fui seu aluno quando ele dirigiu o IPP, em Pacas. Graças a ele, consegui concluir o ensino secundário e cheguei à Universidade! Para mim o Padre Pedro foi mais que um simples padre, ele foi mais que um Pai! A Ele tudo devo do que hoje sou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Wilson, somos filhas do Sr. André Andrade, e compartilhamos do mesmo pensamento.

      Excluir
  2. Paulo Wilson de Sá Barreto7 de julho de 2010 às 19:21

    Eis, finalmente, senhores, um homem da Igreja de Roma que verdadeiramente dignificou sua existência e condição sacerdotal! Ao Padre Pedro, como era chamedo por todos, eu devo tudo de bom que consegui ser na vida! Era aluno do Instituto Profissional de Pacas, quase sem opção nos estudos posto que só nos era ministrado o curso Primário, quando o Pe. Pedro veio a ser diretor do IPP! Graças ao Pe. Pedro eu pude ir além. Ele me tomou como um tutor e deu-me todas as condições para que eu prosseguisse com os meus estudos no Colégio Agrícola de São Bento! Cheguei à Universidade por conta do seu auxílio e ajuda! Mesmo depois que ele deixou a direção do IPP, eu o acompanhei quando ele se fez Pároco de Cavaleiro! Foi brilhante a campanha que ele deu início para a construção da Igreja Matriz! Tive o orgulho de dela participar! Infelizmente a vida levou-me a separar-me dele em 1974 para ir em busca dos meus familiares! Um gesto que até hoje eu não consegui me perdoar pela ingratidão que lhe causei! Ao bom Pe. Pedro devo tudo o que sou e galguei na vida! Quisera poder dizer-lhe pessoalmente o quanto ele significou para mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Paulo Wilson sou filha de Ubiratan Barros e neta de João de Barros, pessoas que provavelmente o senhor conheceu na época em que viveu lá em Pacas, pois meu avô foi funcionário do IPP, creio que deva se lembrar dele, ele faleceu em 1979, eu ainda era criança, porém até hoje meu pai lembra com muita saudade e carinho daqueles velhos e inesquecíveis tempos vividos por lá. Sinto-me feliz por em algum lugar do mundo encontrar pessoas que um dia fizeram parte desta história compartilhada com meu avô, meu pai, o Padre Pedro e pessoas como vc que lembra com muita ternura algo que o tempo não conseguiu apagar, pois meu avô era alguém muito especial para mim, até hoje lembro-me dele com muito carinho.
      Deus o abençoe!

      Excluir
  3. Também somos gratos a Padre Pedro, somos Filhas(os) de André de Andrade que morou no "sítio Terra Preta" em vitória de santo antão. A ele devemos tudo que somos.

    ResponderExcluir
  4. Ao saudoso Padre Pedro de Souza Leão Filho, eu, Paulo Wilson de Sá Barreto, devo tudo que vim a ser na vida! Ele deu-me saber, conhecimento e todas as condições de que eu carecia para tornar-me um homem de bem e de caráter! Tendo sido um dos menores internos que o teve como diretor do Instituto Profissional de Pacas, a ele devo a possibilidade de ter sido concomitantemente aluno do Colégio São Bento e de ter chegado à Universidade!

    Obrigado por tudo, Padre Pedro, aliás, Cônego Pedro de Souza Leão Filho! O senhor foi mais que a Luz de minha vida, foi-me, também, um verdadeiro pai, ainda que nenhum parentesco tivesse comigo! Minha gratidão por tudo que o Padre Pedro fez por mim será eterna!

    Infelizmente o desejo de retornar ao convívio com os meus, fez com que eu tivesse que deixar a sua companhia, em fins de 1974. Para meu arrependimento pessoal, entretanto, a convivência que busquei reencontrar com os meus (e que eu houvera perdido por tanto tempo), por mais que eu tentasse, para minha tristeza, decepção e desilusão pessoal, não foi restabelecida! Eu é que acabei perdendo o contato com pai real que eu tinha no Padre Pedro ao troca-lo pelos meus pai e mãe, que sempre foram tão ausentes de minha vida!

    ResponderExcluir
  5. Ao saudoso Padre Pedro de Souza Leão Filho, eu, Paulo Wilson de Sá Barreto, devo tudo que vim a ser na vida! Ele deu-me saber, conhecimento e todas as condições de que eu carecia para tornar-me um homem de bem e de caráter! Tendo sido um dos menores internos que o teve como diretor do Instituto Profissional de Pacas, a ele devo a possibilidade de ter sido concomitantemente aluno do Colégio São Bento e de ter chegado à Universidade!

    Obrigado por tudo, Padre Pedro, aliás, Cônego Pedro de Souza Leão Filho! O senhor foi mais que a Luz de minha vida, foi-me, também, um verdadeiro pai, ainda que nenhum parentesco tivesse comigo! Minha gratidão por tudo que o Padre Pedro fez por mim será eterna!

    Infelizmente o desejo de retornar ao convívio com os meus, fez com que eu tivesse que deixar a sua companhia, em fins de 1974. Para meu arrependimento pessoal, entretanto, a convivência que busquei reencontrar com os meus (e que eu houvera perdido por tanto tempo), por mais que eu tentasse, para minha tristeza, decepção e desilusão pessoal, não foi restabelecida! Eu é que acabei perdendo o contato com pai real que eu tinha no Padre Pedro ao troca-lo pelos meus pai e mãe, que sempre foram tão ausentes de minha vida!

    ResponderExcluir
  6. Sr. Paulo Wilson, sou neta de João de Barros que foi funcionário do colégio de Pacas onde o senhor foi interno, e até hoje meu pai lembra com muita saudade e carinho dos velhos tempos vividos lá em Pacas na época do Padre Pedro. Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Paulo Wilson sou Aparecida Santos dá Paróquia de Cavaleiro, onde você está?Eu continuo em Cavaleiro até hoje. Meu telefone (81)3257-2051/ (81) 9.97919053

    ResponderExcluir